The God Complex

222 – "The God Complex"
"O Complexo de Deus" (BR)
Episódio de Doctor Who
The God Complex
O Doutor tenta quebrar a fé de Amy nele enquanto o Minotauro se aproxima. A atuação de Matt Smith no episódio foi amplamente elogiada pelos críticos.
Informação geral
Escrito por Toby Whithouse
Dirigido por Nick Hurran
Produzido por Marcus Wilson
Produção executiva
Música Murray Gold
Temporada 6.ª temporada
Código de produção 2.11
Duração 50 minutos
Exibição original 17 de setembro de 2011
Elenco
Convidados
  • Sarah Quintrell – Lucy Hayward
  • Amara Karan – Rita
  • Dimitri Leonidas – Howie Spragg
  • Daniel Pirrie – Joe Buchanan
  • David Walliams – Gibbis
  • Dafydd Emyr – Professor de educação física
  • Spencer Wilding – A Criatura
  • Rashid Karapiet – Pai de Rita
  • Caitlin Blackwood – Amelia Pond
  • Roger Ennals – Gorila
Cronologia
← Precedido por
"The Girl Who Waited"
Seguido por →
"Closing Time"
Lista de episódios de Doctor Who

"The God Complex" (intitulado "O Complexo de Deus" no Brasil)[1] é o décimo primeiro episódio da sexta temporada da série de ficção científica britânica Doctor Who, transmitido originalmente através da BBC One em 17 de setembro de 2011. Foi escrito por Toby Whithouse e dirigido por Nick Hurran.

No episódio, o alienígena viajante do tempo conhecido como o Doutor (Matt Smith) e seus acompanhantes, o casal Amy Pond (Karen Gillan) e Rory Williams (Arthur Darvill), ficam presos no que parece ser um hotel dos anos 1980 com corredores em constante mudança. Eles conhecem outros humanos e um alienígena que também apareceram no local, sem ter ideia de como chegaram lá. O Doutor descobre que cada quarto do lugar contém o maior medo de alguém que esteve nele, e que uma criatura parecida com o Minotauro (interpretado por Spencer Wilding) está se alimentando de sua fé.

Whithouse desenvolveu originalmente o conceito de "The God Complex" para a temporada anterior, mas devido a ser semelhante ao outros episódios nela, ele contribuiu com "The Vampires of Venice" ao invés disso. O episódio termina com a saída de Amy e Rory, embora esta não tenha sido permanente. Foi filmado durante os primeiros meses de 2011, principalmente em cenários construídos para o hotel. O episódio foi visto por 6,77 milhões de espectadores no Reino Unido e recebeu críticas geralmente positivas. Embora as atuações no episódio, especialmente a de Smith, tenham sido elogiadas, nem todos os críticos ficaram impressionados com o enredo.

  1. «Doctor Who - 6ª temporada: O Complexo de Deus». TV Cultura. Consultado em 30 de junho de 2024. Arquivado do original em 17 de julho de 2020 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy